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oferece.
Rapidez, qualidade, respeito e garantia são os pilares que
norteiam a VIP Reparos e Funilaria Express.
Uma das maiores paixões dos brasileiros, inegavelmente são os carros, não é mesmo? E manter o carro limpo ajuda e muito na preservação do veículo, principalmente da carroceria. Mas quando o dono do veículo decide pela lavagem do motor do veículo, é melhor tomar cuidado. O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), passou algumas dicas para que você saiba o que pode e o que não pode quando a ideia é lavar o motor da ‘caranga’.
É adequado?
A limpeza pode ser feita esporadicamente ou em situações em que o motor recebeu uma grande
quantidade de impurezas, como barro, lama ou algum outro tipo de contaminante fora do comum. Nestes casos,
eventualmente, pode ser necessária a limpeza do motor. Porém alguns cuidados devem
ser tomados para esta atividade.
Água, não!
Não utiliza água sobre pressão ou aquela mangueirinha de casa. A água pode infiltrar
em alguns conectores ou terminais e provocar mau contato, fuga de corrente, alteração
de resistência e até mesmo oxidação dos terminais. Isso pode comprometer
o funcionamento do sistema de injeção eletrônica, distribuição de
alta tensão para as velas e outros problemas eletrônicos.
Só para reforçar. Água, não!
Peças quentes como cabeçote podem sofrer o choque térmico caso recebam água em
temperaturas baixas em suas regiões expostas, o que pode até gerar a trinca de um
cabeçote – o que vai doer no seu bolso. Outro problema é a pressão da
água nas aletas do radiador, o que ocasiona a deformação das lâminas
de alumínio que impedem o fluxo de ar e podem causar aumento na temperatura do sistema de
arrefecimento do motor.
Químicos, também não!
O uso de produtos químicos não é recomendado. eles tendem a corroer vedações
de conectores que impedem a entrada de água e sujeira em alguns sensores, juntas, retentores e
chicotes elétricos. Também podem agredir as regiões de pintura do compartilhamento
do motor e provocar a oxidação branca das peças de alumínio.
Pano molhado
Se você quer muito limpar o motor, use um simples pano úmido e depois o pano seco. É a
opção mais segura para a limpeza. Desta forma, não ocorre a projeção
de água diretamente em conectores e demais elementos.
Matéria sensacional!
Marcelo Moura 14/02/2017